segunda-feira, 20 de junho de 2011

Regência - Aplicação de prova

No dia 17 de junho, foi aplicada a avaliação referente ao conteúdo de Artrópodes. A prova abordou 5 questões gerais discursivas sobre o conteúdo todo e foi individual, sem consulta.
Foi abordado o conteúdo explorando questões reflexivas, que não exigiam a memorização de conceitos e sim entendimento de processos, importância ecológica, papel dos animais, entre outros.

Para ver as questões propostas na avaliação, clique aqui.

Regência

A última aula planejada foi ministrada pela estagiária Karla, no dia 16/06.
A aula abordou tópicos principais sobre Quilópodes e Diplópodes, como ecologia, relações com a cadeia alimentar, características morfológicas e de diferenciação dos dois grupos.
O conteúdo era menor e no decorrer da explicação os alunos demostraram interesse pelas lacraias e conheciam várias histórias e mitos sobre esses animais, bem como nas outras aulas.
A aula contou também com um enfoque preventivo, isto é, foi explicado o porque desses animais aparecem em ambientes urbanos e como evitar isso em cada casa. A professora Maria das Graças deu sua contribuição nessa parte da aula, falando sobre a importância de se prestar atenção nos ralos dos banheiros.

Com isso, a estagiária Karla relatou sobre o aparecimento de uma lacraia o banheiro de sua casa e mostrou a mesma, que estava guardada em álcool, pra os alunos. Eles acharam o relato muito interessante, pois sempre ouviram falar que pode acontecer e estavam sendo apresentados a um caso real. Isso pode trazer uma aproximação daquele animal até a realidade do aluno. Também foram mostrados exemplares do piolho-de-cobra, da classe diplópode.

Os alunos prestaram atenção no conteúdo e a aula foi tranquila, dando tempo de aplicar a teoria, mostrar os exemplares e realizar exercícios de revisão, que abordava a matéria já ministrada para a prova do ia seguinte.
A aplicação dos exercícios foi realizada de maneira conjunta entre as duas estagiárias.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Regência

Mais uma etapa cumprida: a estagiária Maria Lígia já ministrou as duas aulas (Insetos e Aracnideos) propostas no estágio na ESEBA.

A aula ministrada nessa terça-feira foi tranquila, mas os alunos estavam mais agitados. Houve muitos questionamentos da parte dos alunos em relação aos mitos que norteiam aranhas e escorpiões. A professora Maria das Graças ao acompanhar as aulas, comentou alguns mitos e outras dúvidas dos alunos. No final da aula, foi mostrado aos alunos três aranhas-caranguejeiras e escorpiões-amarelos da coleção úmida cedida pelo Laboratório de Ensino (LEN) da Universidade Federal de Uberlândia.

A professora responsável pela disciplina pediu dez minutos para as estagiárias para que pudesse conversar com os alunos sobre as notas do primeiro trimestre. Esse tempo foi dado e as notas foram divulgadas. Nas próximas aulas a professora também precisará de alguns minutos para fazer a devolutiva e vista da prova e entrega de exercicios.

Na quinta-feira, a estagiária Karla ministrará sua última aula (Quilópodes e diplópodes) e será feito quatro exercícios na forma de revisão para a prova que será aplicada na sexta-feira, 17.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Regência

No dia 09 de junho as estagiárias iniciaram o período de regência. No inicio da aula, a professora Maria das Graças explicou para os alunos que as próximas seis aulas seriam dadas pelas estagiárias, explicando a eles que isso faz parte do estágio e que eles deveriam colaborar. 

Antes de começar a aula, as estagiárias entregaram aos alunos um resumo das duas primeiras aulas para não o tempo não fosse gasto com alunos copiando a matéria do quadro.

A primeira aula foi ministrada pela estagiária Karla e abordou os seguintes tópicos: Introdução ao grupo Artrópodes e a classe Crustáceos.Os alunos se comportaram, não houve conversa e foi possível dar a aula, sem problemas maiores. No final da aula, foi mostrado aos alunos exemplares da coleção úmida e seca do Laboratório de Ensino (LEN) da Universidade Federal de Uberlândia para que o conteúdo teórico fosse exemplificado e melhor fixado.

A segunda aula foi ministrada pela estagiária Maria Lígia e teve como conteúdo a classe Insetos. Também foi tranquila, os alunos participaram bastante e ficaram um pouco mais agitados, mas nada que não fosse possível de controlar. Ao final da parte teórica, as estagiárias mostraram três coleções entomológicas e os alunos se mostraram bastante interessados.

Plano de aula

Após reunião com as professoras, Cláudia e Maria das Graças, sobre a paralisação e o estágio, as estagiárias ficaram responsáveis por planejar as aulas que seria dadas no 8º ano B. O conteúdo foi passado por e-mail e no período das aulas de Estágio 1, foi possível confeccionar um plano de aula com os seguintes tópicos: instituição, turma, tema, objetivo geral e específico, conteúdo, recurso, metodologia, proposta de avaliação e vista de prova.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Aula 6

A sexta aula observada, no dia 07/06, foi a aplicação da prova referente ao conteúdo de Cnidarios que estava sendo ministrado anteriormente.
Os alunos começaram agitados e as vezes conversavam paralelamente durante a prova, mas a professora chamou a atenção e manteve a disciplina durante a realização da mesma. A prova era extensa, porém estava adequada ao tempo que os alunos tinham. Apenas alguns entregaram a prova incompleta, no entanto, a maioria teve sucesso na realização de todas as questões dentro do prazo da aula.

domingo, 5 de junho de 2011

Suspensão das aulas

No dia 03 de junho a ESEBA não teve aula devido a manifestação pública que ocorreu na prota da escola. Essa manifestação foi organizada pela comissão de pais e responsáveis em defesa de uma educação de qualidade e contínua para todos os alunos.

A proposta desta manifestação foi que todos os pais e responsáveis se dirigissem ao Ministério Público para impetrar, coletivamente, uma medida judicial contra o Ministério da Educação (MEC) para autorizar a contratação, imediata e contínua, de professores, assegurando assim a continuidade e qualidade das aulas para todos os alunos.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Planejamento de aula

Aula 6 – 21/06/2011
Ministrada pelas duas estagiárias, Karla e Maria Lígia

Devolução das provas
Vista de prova – encerramento do estágio


Planejamento de aula

Aula 5 – 17/06/2011
Ministrada pelas duas estagiárias, Karla e Maria Lígia

Avaliação
  • cinco questões discursivas
  • não haverá questões conceituais
  • individual
  • sem consulta




Planejamento de aula

Aula 4 – 16/06/2011
Ministrada pela estagiária Karla

- Quilópodes e diplópodes
            - Caracterização da classe
            - Interações ecológicas




- Exercícios abordando as quatro aulas (Revisão)




Será entregue um resumo para os alunos e a aula será exemplificada com materiais do Laboratório de Ensino (LEN).

Planejamento de aula

Aula 3 – 14/06/2011
Ministrada pela estagiária Maria Lígia

- Aracnídeos
            - Caracterização da classe

- Importância desse grupo na saúde pública
            - Escorpiões e ácaros




Será entregue um resumo para os alunos e a aula será exemplificada com materiais do Laboratório de Ensino (LEN).

Planejamento de aula

Aula 2 – 10/06/2011
Ministrada pela estagiária Maria Lígia

- Insetos
            - Características gerais da classe
            - Metamorfose (direta, incompleta e completa)
            - Exemplos

- Importância ecológica dos insetos (decompositores, indicadores de poluição, polinizadores, pragas). Neste tópico será evidenciado o trabalho de monografia da discente (Entomologia Forense).


Será entregue um resumo para os alunos e a aula será exemplificada com materiais do Laboratório de Ensino (LEN).

Planejamento de aula

Aula 1 - 09/06/2011
Ministrada pela estagiária Karla

- Introdução ao grupo Artrópodes
            - Esqueleto
            - Muda ou Ecdise
            - Cabeça, tórax e abdômen
            - Digestão
            - Circulação e respiração
            - Importância ecológica



- Crustáceos
            - Caracterização da classe
            - Trabalho com caprelídeos



Será entregue um resumo para os alunos e a aula será exemplificada com materiais do Laboratório de Ensino (LEN).

Aula 5

02/06/2011

1º evento
Saída dos alunos para o bochecho

2º evento
A professora conversou com os alunos sobre a paralisação, aulas no laboratório, avaliação e exercício avaliativo. Durante a conversa, a professora ressaltou a falta de participação e atenção dos alunos em relação aos avisos dados em sala de aula - ontem, a professora avisou aos alunos que a prova seria dia 07/06 e que na sexta (03/06) haveria um exercício avaliativo.

3º evento
Após a conversa, alguns alunos fizeram umas piadinhas e a sala se dispersou.

4º evento
A professora entregou um trabalho realizado anteriormente ao início do estágio. Comentou que alguns textos estavam desconectados (retirados da internet) e que outros estavam ótimos, interessantes e totalmente embasados nas aulas ministradas. Ainda disse “é uma forma da gente, coletivamente, colocar essas informações individuais em um único texto”. O trabalho valia três pontos.

5º evento
Correção do exercício dos gráficos sobre manguezal. A professora retomou a correção do exercício. Durante o ato, surgiram questões relacionadas à temperatura, incidência e dissipação de calor. A professora parou a correção do exercício, iniciou a explicação e disse que na próxima aula irá retomar a explicação, devido ao término do horário.

Reunião com a professora Maria das Graças

Hoje ocorreu a primeira reunião entre nós estagiários e a professora Maria das Graças para discussão e planejamento das aulas que serão ministradas logo mais. A reunião aconteceu na própria escola, das sete as sete horas e cinquenta minutos e estavam presente: Maria das Graças (Professora de Ciências das três turmas do 8º ano), Flávia Alves e Patrícia Prado (estagiárias da turma 8º A) e Karla e Maria Lígia (estagiárias da turma 8º B).

Ficou decidido que Karla e Maria Lígia irão trabalhar o tema Artrópodes, focando anatomia, fisiologia e ecologia das classes pertencentes a esse grupo. Serão ministradas seis aulas, sendo que cada estagiária dará duas aulas, uma será para avaliação e a outra para vista de prova. Cada aula terá a duração de 30 a 40 minutos, devido aos eventos que normalmente acontece na sala.

A professora utiliza o livro “Ciências, natureza e cotidiano” de J. e S. Trivellato; M. Motokane; J. F. Lisboa e C. Kantor para planejar suas aulas. Este e outros livros serão pesquisados e utilizados na confecção das aulas. Na reunião, a professora disse que não importa o modelo do plano de aula, mas que o mesmo deve conter os seguintes tópicos: tema, objetivo, conteúdo, quantidade de aula, metodologia, recursos utilizados, proposta de avaliação e vista de prova.

Cronograma das atividades
·         09/06 (quinta) - aula
·         10/06 (sexta) - aula
·         14/06 (terça) - aula
·         16/06 (quinta) - aula
·         17/06 (sexta) - avaliação
·         21/06 (terça) - vista de prova

Aula 4

A quarta aula observada foi no dia 31/05/2011. Após uma reunião com os alunos no anfiteatro ocorrida no dia anterior para tratar sobre a paralisação, foi a primeira aula de Ciências após o retorno das aulas.
A organização da sala para o início da aula foi bem mais tranquila que nas aulas anteriores, os alunos não demoraram a ocupar seus lugares. O mapeamento de sala não estava sendo seguido nesse dia. 

* A professora iniciou a aula retomando esclarecimentos sobre a paralisação e retirando dúvidas dos alunos que surgiram, como a questão das aulas aos sábados (se vai ter ou não) e a remarcação de provas. A professora explica calmamente os procedimentos para que nada do conteúdo seja perdido e interrompe algumas vezes para chamar atenção de alguns alunos conversando paralelamente. 
Foi interessante ver os alunos interagindo e perguntando sobre a paralização, mostrando muito interesse sobre o que poderia prejudicá-los e querendo se informar. Alguns fizeram comentários irônicos sobre a paralisação, e a professora explicou brevemente que a escola está inserida num contexto político com o qual os alunos deveriam se envolver mais. Foram dedicados 15 minutos da aula para esses esclarecimentos.

* A professora remarcou a prova (que teria sido feita no dia 12/05) para 07/06 e reforçou o conteúdo da mesma a partir do texto cnidários: um dos grupos de animais marinhos até o texto Moluscos crustáceos.
Avisou também que na aula do dia 03/06 seria realizado um exercício avaliativo individual.
* Na sequencia da aula, a professora devolveu trabalhos corrigidos e comentou sobre o resultado geral da turma, dizendo que houve um progresso e melhoramento nos mesmos, mas que alguns ainda precisavam se dedicar mais. 
A sala mostrou ter dificuldades em trabalho em dupla, visto que a professora define a composição da dupla e os alunos não se juntam por afinidades.

* Nos minutos finais da aula, a professora retomou a correção do exercício sobre manguezais e gráficos.

É possível notar que os alunos ainda estão agitados com a volta às aulas e querendo saber o rumo que as coisas vão tomar. Em diálogo com a professora, ela explicou que é muito importante dedicar um tempo a esses esclarecimentos aos alunos, para que eles se sintam parte do processo na luta por uma melhor qualidade na educação e não como se a paralisação tivesse acontecido sem se importar com eles.